ENQUADRAMENTO ESTRATÉGIA PORTUGAL 2030

estrategia portugal 2030

ENQUADRAMENTO ESTRATÉGIA PORTUGAL 2030

O Portugal 2030 é o quadro comunitário de apoio ao investimento que vai vigorar entre 2021 e 2027, com dotação orçamental de aproximadamente 50.000M de Euros. Este instrumento da Estratégia Portugal 2030 visa promover o crescimento, emprego e igualdade no horizonte da próxima década, a fim de contribuir decisivamente para um processo de convergência externa de Portugal com a Europa, assegurando simultaneamente a coesão e resiliência social e territorial interna.

Para tal, estabeleceu-se um quadro estratégico para uma década de crescimento económico e desenvolvimento, com 4 agendas temáticas centrais e 18 domínios estratégicos, a que se associam eixos de intervenção-chave específicos.

A agenda temática 1 coloca as pessoas no centro das preocupações e pretende promover uma sociedade mais inclusiva e menos desigual, respondendo ainda aos desafios da transição demográfica e do envelhecimento.

Agenda temática 1Domínios estratégicos
As pessoas primeiro: um melhor equilíbrio demográfico, maior inclusão, menos desigualdade– Sustentabilidade demográfica
– Promoção da inclusão e luta contra a exclusão
– Resiliência do sistema de saúde
– Garantia de habitação condigna e acessível
– Combate às desigualdades e à discriminação

A agenda temática 2 enfrenta os bloqueios das qualificações e da competitividade e transformação estrutural do tecido produtivo, respondendo também aos novos desafios tecnológicos e societais.

Agenda temática 2Domínios estratégicos
Digitalização, inovação e qualificações como motores do desenvolvimento– Promoção da sociedade do conhecimento
– Inovação empresarial
– Qualificação dos recursos humanos
– Qualificação das instituições

A agenda temática 3 está focada na transição climática e na sustentabilidade e uso eficiente de recursos, promovendo a economia circular e respondendo ao desafio da transição energética e à resiliência do território.

Agenda temática 3Domínios estratégicos
Transição climática e sustentabilidade dos recursos– Descarbonizar a sociedade e promover a transição energética
– Tornar a economia circular
– Reduzir os riscos e valorizar os ativos ambientais
– Agricultura e florestas sustentáveis
– Economia do mar sustentável

A agenda temática 4 está focada na coesão territorial, visando promover um desenvolvimento harmonioso do conjunto do território nacional e, em especial, contribuir para reduzir a disparidade entre os níveis de desenvolvimento das diversas regiões.

Agenda temática 4Domínios estratégicos
Um país competitivo externamente e coeso internamente– Competitividade das redes urbanas
– Competitividade e coesão na baixa densidade
– Projeção da faixa atlântica
– Inserção territorial mercado ibérico

A prossecução desta estratégia mobilizará instrumentos de natureza diversa, nomeadamente legais, financeiros e fiscais, e envolverá a mobilização das diversas fontes de financiamento, nomeadamente fundos europeus, outros fundos nacionais, empréstimos de instituições financeiras nacionais ou internacionais e fontes de financiamento do setor privado.