O plano de negócios é uma ferramenta de gestão importante para o sucesso e crescimento de uma empresa. Com o aumento da competitividade empresarial, devido ao crescente desenvolvimento tecnológico e de processos, mostramos-lhe como esta ferramenta o pode ajudar a tornar o seu negócio mais rentável e bem-sucedido.
1) O que é um plano de negócios?
O plano de negócios integra vários níveis estratégicos, desde o Marketing ao Financeiro, constituindo um documento que descreve as características essenciais à eficaz operação e desenvolvimento da empresa, incluindo:
1. Identificação do problema ou necessidade a que responde e como (produto/serviço);
2. As variáveis (políticas, económicas, sociais, tecnológicas, ambientais e legais) com impacto na estratégia da empresa;
3. Os fatores críticos para o sucesso da empresa;
4. A visão e missão da empresa;
5. A estratégia de Marketing a adotar relativamente ao produto/serviço, preço, distribuição e promoção;
6. O plano financeiro detalhado com projeção temporal adequada.
2) Para que deve ser usado?
• Identificar e articular os aspetos que modelam a realidade do negócio, servindo como guia para a gestão de todas as suas etapas;
• Definir uma estratégia para a criação de valor;
• Proporcionar uma base de informação que permite a monitorização e controlo da evolução da atividade da empresa;
• Estimular o interesse dos investidores.
3) Qual a importância de um plano de negócios?
Quando direcionado a start-ups, este é importante para fundamentar a criação do novo negócio, detalhando a proposta de valor, parcerias, custos, canais de distribuição, estratégias de marketing, operações, etc. Este pode sustentar, por exemplo, um pedido de financiamento, como o Empreende XXI.
Quando direcionado às empresas, o plano poderá ser usado para dar uma informação clara sobre a empresa, como a experiência e os resultados obtidos, para os seus colaboradores e também para clientes, futuros investidores e pedidos de financiamento. O planeamento e projeções desenvolvidas são cruciais para todos os processos de tomada de decisão da empresa.
Neste sentido, qualquer empresário que procure alavancar a sua empresa, deve constituir um plano de negócio sustentado com uma imagem clara do que oferece e pretende atingir, de forma a promover o sucesso da empresa e ainda captar incentivos financeiros.
4) Como pode fazê-lo?
Poderá desenvolver o seu plano de negócios autonomamente ou recorrer a empresas especializadas nessa área, como é o caso da Advicebiz, que conta com uma vasta experiência que o pode ajudar a alcançar todas as potencialidades deste.
Contacte-nos através do geral@adviceviz.pt ou 935 788 400 para saber mais como pode elaborar o seu plano de negócios!