Um dos maiores desafios operacionais das empresas prende-se com a gestão de tesouraria, pois envolve a administração dos fluxos de caixa e a identificação de fontes de financiamento para cobrir despesas imediatas.
Por um lado, uma boa gestão de tesouraria minimiza os riscos operacionais e financeiros da sua empresa, fornecendo uma visão clara sobre que recursos estão disponíveis, no curto prazo, nomeadamente para fazer face a necessidades de fundo de maneio.
Por outro lado, a falta de uma gestão eficiente de tesouraria pode levar a problemas financeiros graves para a sua empresa, como a incapacidade de pagar contas, atrasos no pagamento de salários e a perda de oportunidades negociais.
Para superar esses desafios, a sua empresa pode recorrer a várias soluções, incluindo o crédito para a gestão de tesouraria. Esse tipo de crédito visa apoiar as necessidades de curto prazo das empresas, nomeadamente, a aquisição de stock, o pagamento de contas e a cobertura de despesas operacionais. É importante estar ciente que este instrumento não se destina ao investimento, mas sim à manutenção da operacionalização da sua empresa.
Vantagens
• Flexibilidade: Além de, geralmente, não exigir garantias, existem vários produtos de crédito pensados para atender às necessidades de curto prazo das empresas;
• Rapidez: As empresas podem obter financiamento rapidamente, o que é essencial para manter a continuidade das operações;
• Controlo: O crédito promove uma gestão de tesouraria das empresas mais eficiente e que tenham maior controlo sobre os seus fluxos de caixa.
Desvantagens
• Custo: Este instrumento envolve custos superiores ao crédito de longo prazo, podendo ser caro se a empresa não tiver uma boa classificação de crédito;
• Risco: As empresas podem ter dificuldade em pagar o empréstimo no prazo estipulado, já que tipicamente vence num prazo inferior a um ano;
• Restrições: O crédito para a gestão de tesouraria pode ter limites de crédito, que podem afetar a capacidade da empresa de obter financiamento suficiente.
Existem várias opções de crédito para a gestão de tesouraria disponíveis no mercado, incluindo:
Facilidade de Descoberto
A Facilidade a Descoberto consiste num crédito renovável que visa apoiar necessidades de tesouraria pontuais, mas sistemáticas (de curto prazo e montante irregular) da sua empresa.
Este instrumento é um contrato de crédito renovável que permite à sua empresa dispor de fundos que excedam o saldo da sua conta de depósito à ordem, até um limite máximo de crédito definido no contrato, em contrapartida de um juro.
Como funciona – exemplo prático:
• Saldo de Depósito à Ordem = 5.000€;
• Facilidade a Descoberto com limite de 2.000€;
• Pagamento a Fornecedor = 7.000€;
• Saldo de Depósito à Ordem = – 2.000€;
• Montante a Descoberto = 2.000€, atinge o limite.
Durante o período em que mantiver o saldo descoberto (negativo), a sua empresa incorrerá em encargos com Juros sobre o mesmo. O montante em dívida será saldado automaticamente na parte correspondente, assim que for reposto o Saldo do Depósito à Ordem da sua empresa.
Este instrumento é renovável na medida em que o montante limite contratualizado estará sempre disponível a partir do momento em que salda, total ou parcialmente, o montante a descoberto.
Nota: Apenas paga juros sobre o montante a descoberto, durante o período em utilização.
Factoring
O Factoring consiste na antecipação da receita da sua empresa faturada a clientes (a receber) por uma instituição financeira. Este instrumento permite:
• A gestão da cobrança dos créditos cedidos;
• O financiamento da faturação cedida;
• A possibilidade de associar ao processo uma cobertura de risco.
Como funciona:
• Venda de bens ou prestação de serviços: o Aderente (a sua empresa) efetua as vendas ou presta serviços ao Devedor (cliente), emitindo as respetivas faturas;
• Faturas: o Aderente (fornecedor) entrega declaração de cedência das faturas emitidas ao Fator (instituição financeira);
• Adiantamento: o Fator financia uma percentagem do valor das faturas cedidas ao Aderente;
• Pagamento: na data de vencimento das faturas, o Devedor efetua o respetivo pagamento das faturas diretamente ao Fator;
• Devolução da retenção: após o recebimento do pagamento das faturas, o Fator devolve ao Aderente o montante retido.
Quais os Custos:
Dedução ao valor das faturas cedidas com duas componentes:
• Dedução Fixa: Percentagem do Valor dos Créditos Cedidos;
• Dedução Variável: Em função do valor, do prazo e da taxa de juro da Antecipação.
Confirming
O Confirming consiste no adiantamento do pagamento das faturas dos fornecedores da sua empresa por uma instituição financeira.
Como funciona:
• Ordem de pagamento: A sua empresa (Cliente) contrata o serviço à entidade financeira e emite as ordens de pagamento de bens ou serviços ao seu Fornecedor.
• Comunicação ao fornecedor: A entidade financeira envia um aviso de pagamento ao seu Fornecedor, oferecendo a possibilidade de antecipação das faturas e ficando responsável pelo pagamento.
• Liquidação da ordem de pagamento: Se o seu Fornecedor responder positivamente, a entidade financeira líquida os valores que constam nas ordens de pagamento, de acordo com as instruções recebidas.
• Restituição dos fundos: A sua empresa (Cliente) deve restituir os fundos adiantados na data de vencimento.
Quais os Custos:
• Taxa de juro devida pela antecipação das faturas;
• Comissão pelo serviço de gestão de tesouraria.
Nota: Estes custos podem ser suportados pela empresa ou pelo fornecedor, dependendo da modalidade acordada entre o banco, empresa e fornecedor
Janeiro 18, 2024