A expansão do seu negócio além-fronteiras pode ser um caminho promissor para o sucesso. Com a democratização da internet, a internacionalização deixou de estar restrita às grandes empresas e passou a estar ao alcance de qualquer negócio.
No entanto, é crucial tomar as medidas certas para aumentar a probabilidade de sucesso da internacionalização da sua empresa. Aqui estão alguns passos para ajudá-lo a internacionalizar seu negócio com sucesso:
1. Motivação
Há vários motivos para prosseguir tal estratégia, que, no geral, se podem resumir em:
• Responder a uma necessidade: Saturação do mercado interno, a diversificação de riscos, o declínio de vendas domésticas ou até a superprodução;
• Aproveitar ao máximo as forças: Vantagens competitivas, recursos estratégicos, inovações, informação e experiência exclusiva.
Identificar a motivação para a internacionalização é um passo importante para melhor preparar o processo, estando ciente das suas forças e necessidades.
2. Análise Interna
Um aspeto essencial para o sucesso da internacionalização da sua empresa passa por identificar fatores determinantes para a viabilidade do negócio além-fronteiras. Isto é, avaliar elementos do seu negócio como:
• Produtos e Serviços (características e qualidade);
• Dimensão e capacidade produtiva (exportação);
• Situação económico-financeira;
• Fatores críticos de sucesso do negócio;
• Pontos fortes e fracos, vantagens competitivas e dificuldades a superar;
• Perfil dos recursos humanos e suas competências;
• Recursos técnicos;
• Tipo de gestão e organização;
• Apostas estratégicas;
• Sistema de informação existente.
Analisando tais elementos será possível compreender se a sua empresa está preparada para a internacionalização, tendo à sua disposição os recursos necessários, bem como identificar aspetos a melhorar.
3. Análise de Mercado e Planeamento
Para promover a internacionalização da sua empresa não basta ter a ideia, é preciso identificar quais os mercados em que pretende entrar e definir as estratégias a seguir.
Para isso é necessário levar a cabo uma análise para cada mercado-alvo que permita caracterizar os potenciais clientes, concorrentes, bem como identificar tendências de mercado e potenciais parceiros. Além disso, é essencial ter em conta diferenças que irá encontrar ao nível cultural, legal e fiscal.
Deste modo, será possível determinar quais os mercados que demonstram maior potencial, tendo em conta os produtos e as características da sua empresa, e começar a definir estratégias de entrada.
4. Adaptar
Partindo de uma noção sólida das características da sua empresa e dos mercados internacionais com maior potencial, o próximo passo é adaptar internamente:
• Oferta: adaptar produtos e serviços (características e qualidade) às necessidades e preferências locais, bem como respetivos modelos de negócio;
• Organizacionais: Adaptar recursos humanos, gestão e estratégia;
• Operacionais: Adaptar regulamentos de segurança, logística e procedimentos;
• Financeiros: Planeamento de tesouraria, investimentos e financiamento;
• Comunicação: Desenvolver uma estratégia de comunicação, adaptando a imagem e posicionamento da empresa à cultural local.
Deste modo, estará a promover uma adaptação prévia da sua empresa, que lhe irá conferir maior capacidade de internacionalização, mitigando pontos fracos e potenciando uma entrada mais confiante nos mercados internacionais.
5. Ir ao Mercado
Deslocar-se pessoalmente ao local para onde pretende expandir os seus negócios pode ser crucial, uma vez que permite:
• Identificar potenciais problemas e barreiras à entrada;
• Conhecer não só os seus futuros clientes, mas também os seus concorrentes;
• Identificar aspetos sociais, culturais e comportamentais que possam impactar a viabilidade do negócio;
• Participar em feiras e estabelecer relações, que potenciem o desenvolvimento de parcerias determinantes para avançar com o processo de internacionalização.
Neste sentido, partindo do conhecimento que obteve no mercado, deve promover adaptações adicionais à sua empresa, bem como promover o reforço da sua estratégia de internacionalização, para reforçar o seu potencial de sucesso.
A internacionalização oferece diversas oportunidades para expandir a base de consumidores, mitigar riscos e aumentar a rentabilidade. Porém, é importante estar consciente de que se trata de um processo que exige tempo, dinheiro, persistência e confiança, para aumentar a probabilidade de sucesso.
Saiba ainda que pode contar com incentivos financeiros do PT2030 e do PRR, para o apoiar nos vários passos para o sucesso da Internacionalização da sua empresa, tais como:
• Internacionalização das PME
• Internacionalização Conjunta PME
• Internacionalização via eCommerce.
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Julho 15, 2024