O programa Adaptar Turismo visa “apoiar as empresas do turismo no esforço de adaptação e de investimento nos seus estabelecimentos, permitindo ajustar os métodos de organização no trabalho e de relacionamento com clientes e fornecedores ao contexto pós-COVID-19″. O instrumento de apoio é financiado pelo Turismo de Portugal com recurso às suas receitas próprias anuais, e tem uma dotação orçamental de 5M de Euros.
As empresas têm de ter previsto um investimento cuja despesa elegível é igual ou superior a 2.500€, que não pode estar iniciado à data da apresentação da candidatura e cuja duração máxima é de 12 meses a contar da data de notificação da decisão favorável, com o prazo limite do final do ano de 2022.
Entre as despesas elegíveis ao apoio a fundo perdido estão as relacionadas com a requalificação, modernização e ampliação de espaços, aquisição de dispositivos de pagamento automático, serviços de consultoria, entre outros, destinados à adaptação da empresa ao contexto pós-COVID-19.
O apoio cobre 75% das despesas elegíveis, com o limite máximo de 15.000€ por empresa (cada uma apenas pode submeter uma candidatura).Podem candidatar-se empresas ligadas a um universo de 25 CAE, desde hotéis a restaurantes, passando por alojamento mobilado para turistas, aluguer de automóveis e exploração de salas de espetáculos e atividades conexas.
A taxa de financiamento pode subir para 85%, com limite máximo de vinte mil euros, no caso de empresas que estiveram encerradas administrativamente por causa da COVID-19 e com atividade principal enquadrada nos CAE 56302, 56304, 56305, 93210 ou 93294.
As candidaturas abrem dia 21/10/2021 e a dotação é limitada (5M de Euros).
As decisões são publicadas no prazo de 10 dias úteis após a apresentação da candidatura.
Veja mais sobre este apoio aqui ou contacte-nos!