Aspetos a ter em conta para a Internacionalização da sua Empresa

Aspetos a ter em conta para a Internacionalização da sua Empresa

A expansão do seu negócio além-fronteiras pode ser um caminho promissor para o sucesso. Com a democratização da internet, a internacionalização deixou de estar restrita às grandes empresas e passou a estar ao alcance de qualquer negócio.

No entanto, é crucial tomar as medidas certas para aumentar a probabilidade de sucesso da internacionalização da sua empresa. Aqui estão alguns passos para ajudá-lo a internacionalizar seu negócio com sucesso:

1. Motivação

Há vários motivos para prosseguir tal estratégia, que, no geral, se podem resumir em:

Responder a uma necessidade: Saturação do mercado interno, a diversificação de riscos, o declínio de vendas domésticas ou até a superprodução;

Aproveitar ao máximo as forças: Vantagens competitivas, recursos estratégicos, inovações, informação e experiência exclusiva.

Identificar a motivação para a internacionalização é um passo importante para melhor preparar o processo, estando ciente das suas forças e necessidades.

2. Análise Interna

Um aspeto essencial para o sucesso da internacionalização da sua empresa passa por identificar fatores determinantes para a viabilidade do negócio além-fronteiras. Isto é, avaliar elementos do seu negócio como:

Produtos e Serviços (características e qualidade);

Dimensão e capacidade produtiva (exportação);

Situação económico-financeira;

Fatores críticos de sucesso do negócio;

Pontos fortes e fracos, vantagens competitivas e dificuldades a superar;

Perfil dos recursos humanos e suas competências;

Recursos técnicos;

Tipo de gestão e organização;

Apostas estratégicas;

Sistema de informação existente.

Analisando tais elementos será possível compreender se a sua empresa está preparada para a internacionalização, tendo à sua disposição os recursos necessários, bem como identificar aspetos a melhorar.

3. Análise de Mercado e Planeamento

Para promover a internacionalização da sua empresa não basta ter a ideia, é preciso identificar quais os mercados em que pretende entrar e definir as estratégias a seguir.

Para isso é necessário levar a cabo uma análise para cada mercado-alvo que permita caracterizar os potenciais clientes, concorrentes, bem como identificar tendências de mercado e potenciais parceiros. Além disso, é essencial ter em conta diferenças que irá encontrar ao nível cultural, legal e fiscal.

Deste modo, será possível determinar quais os mercados que demonstram maior potencial, tendo em conta os produtos e as características da sua empresa, e começar a definir estratégias de entrada.

4. Adaptar

Partindo de uma noção sólida das características da sua empresa e dos mercados internacionais com maior potencial, o próximo passo é adaptar internamente:

Oferta: adaptar produtos e serviços (características e qualidade) às necessidades e preferências locais, bem como respetivos modelos de negócio;

Organizacionais: Adaptar recursos humanos, gestão e estratégia;

Operacionais: Adaptar regulamentos de segurança, logística e procedimentos;

Financeiros: Planeamento de tesouraria, investimentos e financiamento;

Comunicação: Desenvolver uma estratégia de comunicação, adaptando a imagem e posicionamento da empresa à cultural local.

Deste modo, estará a promover uma adaptação prévia da sua empresa, que lhe irá conferir maior capacidade de internacionalização, mitigando pontos fracos e potenciando uma entrada mais confiante nos mercados internacionais.

5. Ir ao Mercado

Deslocar-se pessoalmente ao local para onde pretende expandir os seus negócios pode ser crucial, uma vez que permite:

Identificar potenciais problemas e barreiras à entrada;

Conhecer não só os seus futuros clientes, mas também os seus concorrentes;

Identificar aspetos sociais, culturais e comportamentais que possam impactar a viabilidade do negócio;

Participar em feiras e estabelecer relações, que potenciem o desenvolvimento de parcerias determinantes para avançar com o processo de internacionalização.

Neste sentido, partindo do conhecimento que obteve no mercado, deve promover adaptações adicionais à sua empresa, bem como promover o reforço da sua estratégia de internacionalização, para reforçar o seu potencial de sucesso.

A internacionalização oferece diversas oportunidades para expandir a base de consumidores, mitigar riscos e aumentar a rentabilidade. Porém, é importante estar consciente de que se trata de um processo que exige tempo, dinheiro, persistência e confiança, para aumentar a probabilidade de sucesso.

Saiba ainda que pode contar com incentivos financeiros do PT2030 e do PRR, para o apoiar nos vários passos para o sucesso da Internacionalização da sua empresa, tais como:
• Internacionalização das PME
• Internacionalização Conjunta PME
• Internacionalização via eCommerce.

Não perca esta oportunidade!
Transforme a sua visão internacional em realidade com o suporte especializado da Advicebiz!

Julho 15, 2024