Internacionalização Via E-commerce
Apoio à digitalização das PMEs que pretendam iniciar ou reforçar a sua presença internacional por meio de canais digitais com o objetivo de:
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- Aumentar as exportações de bens e serviços e
- Diversificar os mercados de exportação.
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Financiamento de 50% das despesas elegíveis a fundo perdido.
PMEs de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica.
Principais Requistos de Elegibilidade das Entidades Promotoras:
– Cumprir as condições legais necessárias ao exercício da respetiva atividade;
– Dispor de contabilidade organizada de acordo com o previsto na lei;
– Possuir situação líquida positiva no exercício fiscal completo anterior ao ano da candidatura, sendo obrigatória a submissão da Informação Empresarial Simplificada (IES) relativa a esse ano ou, em alternativa, do Balanço intercalar posterior, certificado por ROC, desde que reportado até à data de candidatura. As empresas que à data da candidatura tenham menos de um ano de atividade não se encontram sujeitas à presente condição de acesso;
– Possuir a situação regularizada perante a Administração Fiscal, a Segurança Social e no âmbito dos financiamentos dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento.
Os projetos devem integrar a presença direta nos canais online, designadamente a criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.
Previamente à submissão da candidatura, a empresa tem de realizar um Diagnóstico E-commerce, sendo que o resultado deste tem como objetivo, fornecer orientações para a elaboração de um Plano detalhado de E-commerce Internacional que deverá suportar o plano de investimentos da candidatura.
As operações deverão iniciar-se no prazo máximo de 6 meses após a comunicação da decisão de concessão do apoio e estar concluídos até 30 de setembro de 2025.
Taxa de financiamento de 50% das despesas elegíveis sob a forma de subsídio não reembolsável, aplicado a uma despesa elegível de até 25.000€.
Aquisições de equipamentos e software informáticos;
Aquisição de serviços a terceiros relativas a:
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- Criação de lojas próprias online, inscrição e otimização da presença em marketplaces eletrónicos, incluindo despesas de subscrição e fees de adesão durante o período de execução do projeto;
- Criação e distribuição de conteúdos digitais (texto curto, texto longo, imagens, animações ou vídeos) dirigidos a captar a atenção e atrair os clientes-alvo para as ofertas comercializadas pela empresa;
- Colocação de anúncios à oferta da empresa em sítios de terceiros, incluindo páginas de resultados de motor de busca;
- Desenho, implementação e otimização da presença e interação com clientes via redes sociais;
- Tradução das estratégias inscritas nos pontos anteriores para visualização e interação de clientes em dispositivos móveis, nomeadamente smartphones e tablets;
- Desenho e implementação de estratégias aplicadas a canais digitais para gestão de mercados, canais, produtos ou segmentos de cliente;
- Desenho, implementação e otimização de estratégias digitais centradas na experiência do cliente que maximizem a respetiva atração, interação e conversão;
- Desenho, implementação, otimização de plataformas de Web Content Management, Campaign Management, Customer Relationship Management e E-commerce;
- Melhoria da presença e ranking dos sítios de comércio eletrónico nos resultados da pesquisa, em motores de busca, por palavras-chave relevantes para a notoriedade e tráfego de cada sítio;
- Recolha, tratamento, análise e visualização de grandes volumes de dados gerados a partir da navegação e interação de clientes em ambiente digital por forma a identificar padrões, correlações e conhecimento relevante que robusteçam os processos de gestão e tomada de decisão.
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Custos de pessoal qualificado com nível mínimo de Licenciatura e com competências/valências em e-commerce e marketing digital.