Os consumidores têm vindo cada vez mais a realizar as suas compras através das plataformas online. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, em 2021, 40,4% das pessoas dos 16 aos 74 anos efetuaram encomendas pela internet, mais 5,2 pontos percentuais do que no ano anterior.
• 31,% dos consumidores realizaram 1 a 2 encomendas
• 38,2% dos consumidores realizaram 3 a 5 encomendas
• 16,2% dos consumidores realizaram 6 a 10 encomendas
• 14,3% realizaram mais de 10 encomendas
Também o aumento da despesa realizada tem sido evidente, sendo que 36,7% das compras tiveram um valor entre 100 e 499€.
De facto, é evidente que o padrão das compras pela internet registado em 2021 está longe do existente em 2019, quando mais de metade dos utilizadores de internet realizavam 1 ou 2 encomendas e 37,5% gastavam menos de 50€.
Neste sentido, as empresas reconhecem a necessidade de adotar novas estratégias para fazer face a esta mudança no consumo e aproveitar as oportunidades que dela surgem, tanto a nível nacional como internacional.
O e-commerce é uma ferramenta fundamental neste processo de inovação dos negócios, digitalizando quer o processo de vendas quer de atendimento ao cliente e abrindo portas para a otimização de outras vertentes como o marketing, a logística e o controlo financeiro.
Internacionalizar com o e-commerce
Para uma fatia significativas das PMEs portuguesas o ponto de viragem para a expansão do seu negócio está além-fronteiras. A internacionalização é um desafio considerável com potencial para transformar definitivamente o volume de negócios de uma organização.
A internacionalização via e-commerce agiliza principalmente duas vertentes cruciais dos negócios:
• Torna a abertura de lojas físicas noutros países prescindível
• Assegura a exportação dos bens da empresa
Neste sentido, a internacionalização pode ser uma estratégia eficaz para a redução de exposição ao risco e para a diversificação de mercados de atuação das empresas.
Esta estratégia pode ser relevante para o seu negócio!
Contacte-nos para saber mais sobre como obter apoio financeiro para a implementação ou expansão de projetos individuais de presença direta nos canais online, designadamente de criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.
Estamos sempre disponíveis através do (+351) 935 788 400 ou geral@advicebiz.pt.