O CRESCIMENTO DO E-COMMERCE

O CRESCIMENTO DO E-COMMERCE

Os consumidores têm vindo cada vez mais a realizar as suas compras através das plataformas online. Segundo o Instituto Nacional de Estatística, em 2021, 40,4% das pessoas dos 16 aos 74 anos efetuaram encomendas pela internet, mais 5,2 pontos percentuais do que no ano anterior.

31,% dos consumidores realizaram 1 a 2 encomendas

38,2% dos consumidores realizaram 3 a 5 encomendas

16,2% dos consumidores realizaram 6 a 10 encomendas

14,3% realizaram mais de 10 encomendas

Também o aumento da despesa realizada tem sido evidente, sendo que 36,7% das compras tiveram um valor entre 100 e 499€.

De facto, é evidente que o padrão das compras pela internet registado em 2021 está longe do existente em 2019, quando mais de metade dos utilizadores de internet realizavam 1 ou 2 encomendas e 37,5% gastavam menos de 50€.

Neste sentido, as empresas reconhecem a necessidade de adotar novas estratégias para fazer face a esta mudança no consumo e aproveitar as oportunidades que dela surgem, tanto a nível nacional como internacional.

O e-commerce é uma ferramenta fundamental neste processo de inovação dos negócios, digitalizando quer o processo de vendas quer de atendimento ao cliente e abrindo portas para a otimização de outras vertentes como o marketing, a logística e o controlo financeiro.

Internacionalizar com o e-commerce

Para uma fatia significativas das PMEs portuguesas o ponto de viragem para a expansão do seu negócio está além-fronteiras. A internacionalização é um desafio considerável com potencial para transformar definitivamente o volume de negócios de uma organização.

A internacionalização via e-commerce agiliza principalmente duas vertentes cruciais dos negócios:

Torna a abertura de lojas físicas noutros países prescindível

Assegura a exportação dos bens da empresa

Neste sentido, a internacionalização pode ser uma estratégia eficaz para a redução de exposição ao risco e para a diversificação de mercados de atuação das empresas.

Esta estratégia pode ser relevante para o seu negócio!

Contacte-nos para saber mais sobre como obter apoio financeiro para a implementação ou expansão de projetos individuais de presença direta nos canais online, designadamente de criação de lojas próprias e/ou adesão a marketplaces, bem como o desenvolvimento de campanhas de promoção online.

Estamos sempre disponíveis através do (+351) 935 788 400 ou geral@advicebiz.pt.