Num mundo cada vez mais globalizado e virtual, a digitalização é inevitável.
Para o mundo empresarial, a transformação digital é uma oportunidade, não só de se relacionarem de forma mais eficiente com os clientes, mas também de recolher e analisar dados que informem as suas estratégias e assegurem a sua competitividade no(s) mercado(s) em que atua(m).
Os objetivos de transição digital são prioritários para o desenvolvimento nacional, pelo que:
– A transição digital concentra 15% do montante de investimentos previstos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, sendo que as empresas terão apoios de 650M € para investimento na catalisação, capacitação e efetiva transição digital do tecido empresarial;
– A transição digital é o foco da segunda agenda temática do Portugal 2030, com uma dotação de 3.905M € que visa, entre outros objetivos, a promoção da inovação empresarial e qualificação dos recursos humanos.
Ainda que este não seja um tópico novo na agenda nacional e internacional, compreender o que a transformação digital significa para a sua empresa continua a representar um desafio. A chave para o superar é compreender que a transformação digital não é unidimensional, mas uma jornada com várias metas que dependem do seu setor e maturidade digital.
Os quatro pilares que apresentamos de seguida devem ser os âmbitos de ação a considerar na sua estratégia de digitalização:
Tecnologia: a transformação digital começa com a atualização da infraestrutura tecnológica da empresa e com a capacitação dos colaboradores para tirar partido da mesma.
Digitalização das operações: usar a tecnologia para simplificar, otimizar e racionalizar os processos existentes. A integração de ferramentas digitais ao serviço dos processos promovem a eficiência, minimizam os custos de manutenção e potenciam a satisfação dos colaboradores e clientes.
Marketing digital: implementar soluções digitais para criar reconhecimento da marca, explorar perfis de clientes, conquistar consumidores e vender on-line.
Novas oportunidades: desenvolver os recursos digitais e a capacidade de inovação para testar e gerar novas formas de criar valor face às tendências do mercado. O digital pode oferecer a oportunidade de criar novos modelos de negócios, novos produtos e serviços, ou até mesmo de colaborar com um maior ecossistema para criar novas fontes de crescimento.
A Advicebiz pode ajudá-lo na definição e implementação de uma estratégia de digitalização que seja apoiada pelo PRR ou pelo Portugal 2030. Contacte-nos!